A Autembal comercializa uma grande diversidade de soluções de embalagem com especial enfoque nos Filmes BOPP de impressão que pelas suas características de proteção de alimentos e pelas vantagens estéticas se destacam nas vitrinas de qualquer superfície comercial. Para alem destes destacam-se ainda os Filmes CPP para embalagem de Vegetais e de Panificação assim como os Filmes Complexos e de Atmosfera Modificada.

FILMES BOPP

Filme BOPP ou Polipropileno biorientado é um filme plástico de alta resistência muito usado no fabrico de embalagens flexíveis. O BOPP é uma excelente solução para a embalagem de alimentos sendo eficaz na barreira a gases, humidade e grandes variações de temperatura mantendo a frescura, integridade e qualidade dos produtos embalados.

A apresentação do produto final no ponto de venda é muito favorecida pela natureza versátil do BOPP em termos visuais. Os filmes de BOPP podem ter diferentes apresentações (brilhante, transparente, opaco, fosco, metalizado e/ou impresso), bem como diferentes espessuras, sendo as mais comuns de 20, 25, 30 e 40µ. São também 100% recicláveis.

FILMES CPP

O Polipropileno Cast, mais conhecido por CPP, é um filme de polipropileno não orientado que apresenta como características principais a alta transparência e brilho bem como excelentes propriedades de selagem térmica. Comparativamente ao BOPP, o CPP apresenta como principal vantagem uma maior flexibilidade e resistência. Este filme é utilizado frequentemente na embalagem de produtos alimentares, vestuário e artigos de papelaria.


FILMES PVC

O filme de PVC é indicado para embalar, proteger e conservar todos os tipos de alimentos sobretudo alimentos frescos. É utilizado mais frequentemente na embalagem de carne, legumes,  frutas e doces. O PVC apresenta excelentes propriedades de barreira estendendo assim a vida útil de consumo dos produtos embalados. Apresenta também excelentes características visuais nomeadamente o alto brilho, transparência, aderência e flexibilidade bem como uma excelente relação custo-benefício.

FILMES COMPLEXOS

Os filmes complexos são produzidos através da combinação de duas ou mais camadas de filme e são indicados para aplicações em que o produto necessite estar hermeticamente protegido. Estes filmes caracterizam-se por excelentes propriedades de barreira tanto a gazes como a humidade, boa soldadura, resistência ao rasgo, rigidez, brilho e  possibilidade de impressão entre camadas.

Estes filmes são usados em várias aplicações tais como na embalagem de alimentos (por exemplo café, snacks, biscoitos, massa, batatas fritas, produtos congelados…), produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal, cosméticos e muito mais. Algumas das combinações mais frequentemente utilizadas são PET/PE; PA/PE e BOPP/ALU/PE.

FILMES RETRÁTEIS

Os filmes retráteis são materiais flexíveis que, quando submetidos a calor, encolhem sobre o produto que estão a embalar. Caracterizam-se pelo seu brilho e transparência conferindo assim uma excelente apresentação aos produtos embalados. São usados para uma grande variedade de aplicações nomeadamente para embalagem de produtos alimentares, brinquedos, revistas, cds, cosméticos, velas, entre outros.

FILMES ATMOSFÉRICA MODIFICADA

A embalagem em atmosfera modificada é um método de conservação de alimentos que proporciona o aumento da sua validade comercial, diminui perdas com sua deterioração e facilita a comercialização dos diferentes produtos. A embalagem é composta por um tabuleiro com uma película superior e funciona através da modificação da atmosfera na qual os alimentos são embalados. O ambiente controlado destas embalagens possibilita assim o prolongamento da sua vida útil sem a necessidade de adição de conservantes químicos ou estabilizadores.

A mistura de gases ideal vai depender de vários fatores, como o tipo de alimento, a microbiota presente e o principal mecanismo de deterioração do alimento. Alimentos que não respiram, como carnes e derivados, devem ser embalados com filmes de baixa permeabilidade aos gases, enquanto aqueles que respiram, como frutas e vegetais, devem ser embalados com filmes que possibilitem a troca gasosa

SACOS DE BOPP

Os sacos de BOPP apresentam como principal vantagem a sua multifuncionalidade tornando-se na embalagem ideal para uma ampla variedade de produtos tais como biscoitos, amêndoas, produtos de padaria, aperitivos, legumes ou frutas.

Os sacos de bopp dividem-se nos seguintes tipos:

  • Simples (sacos transparentes que podem ter diversas utilizações, como por exemplo no embalamento de biscoitos, aperitivos, amêndoas, etc);
  • Microperfurados (com pequenos furos, geralmente usados pela indústria da panificação);
  • Macroperfurados (com furos grandes, normalmente utilizados no embalamento de produtos hortofrutículas).